sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fauzi visita CIAT e discute cursos de capacitação



O prefeito eleito de Aquidauana, empresário Fauzi Suleiman visitou na manhã desta quinta feira o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) implantado no inicio deste ano pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Setass (Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária) e da Funtrab – Fundação do Trabalho.
O objetivo do governador André Puccinelli ao implantar o CIAT foi o de priorizar tratamento diferenciado ao trabalhador. “O CIAT oferece uma política diferenciada, melhorando a qualificação, somando ações com Banco da Gente e cursos profissionalizantes, possibilitando o acesso ao emprego”.
Através do CIAT a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass) e a Funtrab disponibiliza informações sobre vagas de emprego, encaminhamentos, cursos profissionalizantes, atendimento ao empregador, captação de vagas, emissão de CTPS – (Carteira de Trabalho) e cadastramento para o beneficio do Seguro Desemprego.
O Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador funciona através de um convênio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aquidauana assinado no inicio do ano, sendo que servidores da administração municipal foram capacitados e credenciados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e ao SIGAE – Sistema Gestão do Programa de Ações de Emprego - uma ferramenta capaz de possibilitar agilidade e praticidade no atendimento do trabalhador no que tange à Intermediação de Mão-de-Obra e Seguro-Desemprego e acompanhamento durante a execução do Plano Nacional de Qualificação Profissional - PNQ.
Durante reunião com a Gerente do CIAT – Aquidauana, Wanderléia José Dias, ficou definido a prioridade quanto à realização de cursos de capacitação a partir de 2009. Fauzi Suleiman enfatizou a necessidade que o trabalhador tem em relação a se capacitar visando disputar uma vaga no mercado de trabalho, oportunizando renda familiar que possa garantir a melhoria da qualidade de vida do cidadão. “Vamos atuar com determinação na captação de empresas e fortalecimento do comercio visando gerar novos postos de trabalho e renda; e para isso se faz necessária mão de obra qualificada”, frisou Suleiman.
Através do PNQ – Programa Nacional de Qualificação do Governo Federal, a Funtrab – Fundação do Trabalho de MS, pretende com apoio do prefeito eleito Fauzi Suleiman concretizar o Plano Municipal Anual de Qualificação em Aquidauana.
O básico dessa metodologia é que os cursos de qualificação profissional a serem promovidos em Aquidauana tenham por base um levantamento criterioso das possibilidades reais de seu mercado de trabalho com vistas à geração de emprego e renda.
Interessado no assunto Fauzi Suleiman, apresentou diversas sugestões de curso e enfatizou a possibilidade de se estabelecer parcerias com o SENAC, Simasul – Siderurgia, Associação Comercial entre outras empresas e segmentos organizados da comunidade. Entre os cursos que deverão ser realizados a partir de 2009, de acordo com o prefeito eleito Fauzi Suleiman estão: Cozinheiro auxiliar, Cozinheiro, Pintor, Eletricista Predial, Recepcionista, Garçom, Guia de Turismo, além de cursos na área de construção civil, pedreiro, carpinteiro, armador de ferragem, Servente e outros.
Fauzi Suleiman disse ainda que a ativação do Trem do Pantanal será de fundamental importância para o setor turístico de Aquidauana e por se faz necessário mão de obra qualificada para o setor que deve receber investimentos substanciais a partir de 2009. “Nossa administração tem compromisso com a qualificação do trabalhador”, enfatizou Fauzi Suleiman.
A Gerente do CIAT – Wanderléia Dias confirmou que uma reunião deverá ser agendada com a comissão Municipal de Emprego de Aquidauana para que o Plano municipal de Qualificação seja aprovado. Após sua conclusão o PMQ será encaminhado à Coordenadoria de Qualificação Profissional da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) para apreciação da Comissão Estadual de Emprego.

Nenhum comentário: