sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Fauzi quer Universidades como parceiras para desenvolver Aquidauana

No início da semana o prefeito eleito de Aquidauana Fauzi Suleiman, PMDB, se reuniu com parte da comunidade acadêmica de da cidade, na reunião estavam o diretor do Campus de Aquidauana, Professor Antônio Firmino de Oliveira Neto, o coordenador do curso de administração Professor Alessandro Gustavo de Souza, a Professora Alice Maria Deborcio, chefe do Departamento de Biociências do campus, o professor Paulo Roberto Jóia chefe do Departamento de Geociências além de acadêmicos do curso de Administração.

A reunião aconteceu no anfiteatro do Ceua, Campus I, por quase 3 horas. Fauzi e a comunidade acadêmica conversaram sobre o futuro de Aquidauana, assuntos como o novo desenho administrativo que o futuro prefeito vem discutindo com a equipe de transição e com sua base política, solicitando de seus auxiliares soluções para fazer com que a máquina pública melhore sua eficiência e cumpra bem o seu papel.

Segundo o futuro prefeito um dos focos que orientará seu trabalho será elevar a qualidade dos serviços que a administração municipal presta ao munícipe: “A prefeitura é uma grande prestadora de serviços e tem que ser organizada pensando no interesse do cidadão, do contribuinte, dos usuários e não nos interesses da própria máquina“ comentou.

Nesse sentido Fauzi afirmou que pretende estabelecer parcerias com as Universidades tendo-as como grandes aliadas, conforme reunião durante a campanha com esse seguimento da sociedade, “Sei das dificuldades que enfrentaremos, mas sei também que este será um momento de muita fertilidade, de muitas oportunidades e quero as Universidades do nosso lado, construindo soluções para os inúmeros problemas que nossa cidade tem”, reforçou.

Fauzi afirmou que os projetos estratégicos que pretende desenvolver na sua administração, como a construção de um novo acesso para a cidade, à conclusão da estrada parque, a revitalização do Parque Ecológico da Lagoa Comprida e um grande programa de saneamento tem que ser de toda a sociedade aquidauanense. “A sociedade como um todo tem que abraçar a defesa e a luta desses projetos. Esses não podem ser projetos da classe política, mas de toda a sociedade", solicitou.

Sobre economia e a necessidade de Aquidauana buscar um projeto de desenvolvimento econômico que potencialize setores que estão adormecidos como turismo e a pequena produção, articulada com a implantação de agro-indústrias Fauzi comentou: “Temos a quinta pior renda per capta do estado. Nosso PIB é quase a metade do PIB de Naviraí e temos a mesma população. O desafio será aumentar a riqueza da cidade e distribuí-la de forma mais justa e isso só será possível com um novo projeto de desenvolvimento“ concluiu o prefeito.

Durante as intervenções de acadêmicos e professores muitas sugestões foram dadas ao prefeito eleito para sua futura gestão. Fauzi agradeceu a atenção de todos e se colocou a disposição da comunidade acadêmica de Aquidauana, o professor Firmino felicitou-o pela sua eleição e também colocou a Instituição a disposição do prefeito para desenvolvimento de projetos e parcerias.

UEMS

No meio da semana, quarta-feira 13, o prefeito eleito Fauzi, e o vice Vanildo Neves, foram até a UEMS, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, no encontro com diretores e professores da Universidade os eleitos conversaram sobre seus projetos para a cidade e fizeram uma sondagem de possíveis parcerias.

Fauzi comentou que fortalecerá a pequena propriedade e a produção de leite, para transformar Aquidauana numa das mais importantes Bacia Leiteira do Estado, meta a se alcançar, através da Gerência de Produção e Desenvolvimento, hoje Secretaria de Produção, “Quero ser e ter a UEMS como parceira, vamos celebrar convênios e colocar esse potencial a disposição da comunidade, o desenvolvimento de Aquidauana passa pelo conhecimento e tecnologia, vamos usar muito as universidades”, afirmou o prefeito.

O gerente da Unidade Wagnes Nantes Velasques, acompanhado do gestor administrativo Luis Carlos Pinheiro Salamene e do professor Marcus Vinicius Moraes de Oliveira, que além de professor é presidente da Câmara Setorial de Produção de Leite do MS e coordenador do programa “Rio de Leite”, mostrou aos eleitos a obra em andamento de um mega laboratório, o Centro de Pesquisa de Bovinocultura de Leite, voltado a pesquisas na cadeia de produção de leite, segundo Nantes aquele laboratório será referência para todo o Mato Grosso do Sul. “Queremos e podemos colocar essa estrutura toda a disposição dos produtores Fauzi, só nos faltavam parceiros, com você temos a certeza que não faltaram mais”, comentou Fagnes.

Fonte: Assessoria

Um comentário:

Marcus Vinicius disse...

Parabéns Fauzi e Professores da UEMS / Unidade de Aquidauana, por estarem trabalhando juntos para o desenvolvimento da Bacia Leiteira de Aquidauana. A cidade precisa é de pessoas competentes trabalhando de maneira articulada, pois uma gota no oceano não é nada, mas se as gotas não estiverem juntas não existe o oceano.