sábado, 11 de abril de 2009

Coxim, a cidade do "Pé de Cedro", completa 111 anos hoje

O município de Coxim comemora hoje, 11 de abril, seu aniversário de 111 anos. Com 31.816 habitantes (IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2007) e uma área de 6.412 quilômetros quadrados, a cerca de 251 quilômetros ao norte da Capital, Coxim é conhecida como a Cidade do Peixe.

Ela nasceu de um pequeno povoado fundado em 1729 que se chamava Arraial de Beliago, nome que vem de seu criador Domingos Gomes Beliago. O local era trecho dos viajantes que buscavam ouro em Cuiabá, onde as minas foram encontradas em 1719. Como em quase todo território que hoje é o Brasil, aldeias indígenas eram grandes. As etnias que habitavam as terras que hoje são Coxim eram os Caiapós e Bororos.

Ao chegar à confluência dos rios Coxim e Taquari, os monçoeiros (como eram conhecidos os ‘caçadores de ouro’) usavam a região para descanso da grande viagem do interior de São Paulo à Cuiabá.

Cidade do Peixe, o paraíso das águas

O apelido é porque Coxim é um dos principais pontos de pesca do País atraindo diversos turistas que buscam diversão nas águas dos rios Coxim, Jauru e Taquari. Limita-se com Rio verde, São Gabriel, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes, e Sonora. Devido à abundancia de rios, outra denominação é bastante comum a Coxim: o paraíso das águas.

Possui clima sub-úmido, com excedente de água no verão e falta dela no inverno. As temperaturas variam, em média, de 20°C a 41°C.

Diversão

Segundo a Prefeitura de Coxim, lá existem mais de trezentos ranchos de pesca, entre hotéis pesqueiros e áreas para camping. O município também possui um dos maiores complexos em equipamentos e atividades de pesca e ecoturismo do centro-oeste brasileiro. São dezenas de hotéis, pousadas rurais, fazendas, restaurantes, bares, lanchonetes, boates e clubes à disposição do turista, além de uma imensa variedade em artes e artesanato regional.

Os pontos turísticos mais conhecidos são: museu Parque Temático do Pantanal – www.parquetematicopantanal.com.br; usina do Salto (primeira distribuidora de energia do município); CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sentinela do Pantanal; biblioteca pública municipal Odilon Ferreira; memorial Henrique Spengler; fazenda Amaralina; cachoeira das Palmeiras; sítio arqueológico "Furna do Retrato"; e o complexo da Casa do Artesão (que reúne trabalhos em bambu, argila com animais e aves, madeira, pintura, doces, licores e bordados).

Pé de Cedro

Coxim ficou mesmo famosa na década de sessenta com o sucesso da música Pé de Cedro, de autoria de um dos mais ilustres filhos da terra, o poeta imortal Zacarias Mourão, e que lhe rendeu o apelido de Terra do Pé de Cedro, que perdura ainda hoje em função das constantes regravações recentes deste sucesso por nomes como Irmãs Galvão, Milionário e José Rico e Sérgio Reis entre outros, o pé de cedro original, que inspirou a música, localizado no centro antigo de Coxim, perdurou há até pouco tempo.

Os principais eventos culturais da cidade são: Festa do Divino Espírito Santo – mês de julho; Festa de São José; Festa do Peixe – em outubro; Festas do Lencinho – em janeiro; Folia Monçoeira; Expoxim; Festas Juninas e Julhinas; Festa dos Nordestinos; Congresso da Umadecor (União da Mocidade da Assembléia de Deus Ministério Belém em Coxim).

Roteiro do turismo ecológico

Cachoeira das Palmeiras – Grande cachoeira, cortando o rio Taquari de uma extensão a outra. À margem direita existe uma grande quantidade de palmeiras, local que ainda preserva grandes núcleos de mata nativa. Serviços – restaurante, hotel, gastronomia, trilhas, passeio de barco, banho de cachoeira, camping, pescaria, etc.

Camping Palmeiras II – Atrativo preservado no Rio Taquari, com boa infra estrutura de restaurante, hotel, gastronomia, trilhas, passeio de barco, banho de cachoeira, camping, pescaria, etc.

Cachoeira do Salto – Atrativo natural de águas cristalinas, medindo 35 metros de queda, excelente local para pratica de rapel e escalada, observando fauna e flora.

Trilhas Ecológicas – Serra das Araras e do Pantanal – Trilhas com observação de fauna e flora e práticas de esportes como rapel e escalada. Ensino

Coxim possui 16 escolas de ensino fundamental e médio e campi da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).(Com informações da Prefeitura de Coxim).

Midiamax

Nenhum comentário: