domingo, 7 de fevereiro de 2010

Michel Temer é reconduzido à presidência do PMDB com a ajuda de delegados de MS



Valdelice Bonifácio
Com 591 votos, o presidente da Câmara Federal Michel Temer foi reconduzido à presidência do PMDB para o biênio 2010-2012. Após oito horas de votações, delegados de todo o Brasil garantiram a vitória da Chapa Unidade, aliás, única na convenção, liderada por Temer. Houve apenas dois votos nulos e quatro em branco.

O Diretório do PMDB levou 13 delegados à convenção entre os quais o governador André Puccinelli e apoiou a reeleição de Temer. Como cada delegado tem mais de um voto, o diretório de MS pode ter ajudado Temer com 27 votos.

Entre os convencionas de MS compareceram também o presidente regional do PMDB, Esacheu Nascimento, os deputados federais Waldemir Moka, Marçal Filho, Nelson Trad e Geraldo Resende, o presidente da Assembleia Jerson Domingos, os deputados estaduais Júnior Mochi, Youssiff Domigos e a prefeita de Três Lagoas Simone Tebet, entre outros nomes.

A delegação de MS está voltando no início desta noite para o Estado. A votação foi secreta, mas na avaliação de Waldemir Moka, o diretório estadual destinou 100% dos votos a favor de Temer.

O apoio a Temer, conforme Esacheu Nascimento, nada tem a ver com a convenção do partido que será realizada em junho para se decidir a participação da sigla nas eleições. Temer é do grupo que defende a aliança com o PT. Ele quer inclusive ser vice da petista Dilma Rousseff, provável candidata à presidência.

“Ficou claro que estamos apenas renovando o diretório nacional sem qualquer relação com a convenção de junho”, explicou Esacheu. “Encerradas as eleições internas vamos discutir os diferentes pensamentos”, completa.

O PMDB hoje é dividido entre o grupo que quer aliança com Dilma, os simpatizantes do presidenciável tucano, José Serra e os defensores da candidatura própria à presidência, liderada pelo governador do Paraná Roberto Requião que se apresentou para concorrer ao posto.

O PMDB de MS aprovou indicativo de apoio à candidatura própria. André Puccinelli até declarou apoio a Requião. Porém, dias depois se classificou como indefinido no que diz respeito às eleições presidenciais.

Agradecimentos

O presidente eleito agradeceu o esforço de todos os peemedebistas que se deslocaram de seus estados para escolher a nova Direção Nacional. Temer que estava licenciado da presidência do PMDB forteleceu seu projeto de ser candidato a vice-presidente da República vencendo a convenção de hoje.

“O esforço que todos fizeram para vir até aqui e a permanência dos convencionais até o final do evento revela o entusiasmo vivo do PMDB”, destacou, segundo informação do site do partido.

Para Temer, o exercício legítimo e democrático observado durante toda a Convenção Nacional é uma prova inconteste da unidade que permeia as ações do PMDB. “Vamos trabalhar para que a unidade seja integral”, assegurou.

Briga judicial

A realização da convenção hoje foi marcada por uma polêmica: uma ala do partido contrária à chapa com o PT questionou na Justiça a antecipação da convenção inicialmente marcada apenas para março.

Ontem (5), o Tribunal de Justiça chegou a conceder a liminar suspendendo a convenção, mas à noite o Superior Tribunal de Justiça cassou a liminar e manteve o evento para hoje. (Com informações do site do PMDB)

Nenhum comentário: