quarta-feira, 2 de setembro de 2009

India terena disputa Miss Mato Grosso do Sul


Terça-feira, 01 de Setembro de 2009 | 12:05Hs

Fonte:

William Franco






O concurso de Miss Mato Grosso do Sul deste ano, que vai acontecer no próximo sábado (5), no Rubem Gil de Camillo, promete reunir as mais belas representantes das 78 cidades do Estado. Entre elas, a Miss Aquidauana cuja participação carrega o símbolo de união em momento da polêmica sobre demarcação das terras indígenas de Mato Grosso do Sul. Ela é filha de índio com mãe ‘branca’.

Iara Ferreira da Silva tem 18 anos é universitária da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) no município e mora na aldeia Ipegue. Ela cursa Engenharia Florestal. “Acho que tenho a esperteza do branco e também do índio, a vontade de estudar do branco e valorizo a cultura do povo indígena”, diz.

“Sobre a demarcação, eu acho que minha participação no concurso fortalece a questão da igualdade entre os povos e mostra que os índios estão em todas as áreas”.

Na universidade, onde há mais acadêmicos índios, Iara Silva mostra a influência da família paterna. “Sempre chamam alguns alunos de bugres, eu não gosto e reclamos mesmo na coordenação. Eu não falo a língua terena, mas entendo tudo”, relata.

Iara namora jovem não índio. Ela não pensa em relacionamento sério agora, mas diz que quer preservar os costumes para que os filhos conheçam e valorizem a história. “Quero que conheçam a língua, a história, a comida. Adoro o riri que é feito com mandioca e casca de banana”.

O pai, Joãozinho da Silva, 46, é terena, liderança indígena, nascido em Aquidauana, e a mãe Raquel Ferreira, 46, é formada em matemática, nasceu em Goiás e trabalha na área social na aldeia. A avó terena não fez gosto do casamento dos pais. Hoje, a família mora na aldeia.



A jovem foi escolhida pelo coordenador do concurso, Ênio Penágio e teve o apoio da Prefeitura de Aquidauana para representar a cidade no concurso.

“À minha torcida da aldeia vou me esforçar no desfile para retribuir a força dada e também pela Prefeitura e todo o pessoal da Fundação de Cultura de Campo Grande”.

Com 1,70 e 55 quilos, ela comemora a escolha e não vê a hora de conhecer as outras candidatas.

Em visita ao Midiamax ao lado dos pais, ela disse que sonha em terminar o curso de Engenharia Florestal e trabalhar para o povo indígena, mas se a conseguir brilhar como modelo e miss, abraçará a oportunidade.

Aynapoyaqué

Segundo a Miss Aquidauana, a oportunidade que teve de estudar, se manter perto dos costumes e ter o apoio dos pais tem um significado. “Minha educação veio para superar e não desistir”. Alessandra Carvalho




Ela finaliza a entrevista com Aynapoyaqué, obrigada em terena.

Mato Grosso do Sul é dona da segunda maior comunidade indígena do País com 65 mil pessoas.

Nenhum comentário: