domingo, 12 de dezembro de 2010

Mato Grosso do Sul é um dos cinco estados brasileiros com aumento no analfabetismo

Midiamax Newa
Éser Cáceres
Divulgação
Alunos protestam contra fechamento do EJA em alguns bairros de Campo Grande

Enquanto o Brasil anuncia a diminuição da taxa de analfabetismo entre 2004 e 2009, a educação de Mato Grosso do Sul não tem o que comemorar. MS foi um dos cinco estados brasileiros que tiveram aumento no numero de analfabetos, segundo os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou os dados nesta sexta-feira (10). Acompanham MS no incômodo grupo os estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Santa Catarina. Segundo a pesquisa, há seis anos havia em Mato Grosso do Sul 153.865 analfabetos. No ano passado, este total passou para 155.005, com um aumento de 0,7%.
No total, 8,7% dos sul-mato-grossenses não sabe ler e escrever. Enquanto isso, estudantes protestaram contra a decisão de fechar algumas escolas no período noturno que ofereciam a Educação de Jovens e Adultos em alguns bairros da Capital.
A rede municipal alegou que concentraria os cursos em algumas unidades para otimizar os custos, mas os alunos reclamam que a decisão pode dificultar ainda mais o acesso.

Nenhum comentário: