sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vereador Paulo Severino, de Anastácio, vai a Brasilília solicitar apoio ao Ministro do Trabalho




Com o objetivo de solicitar apoio para a Reabertura do Frigorífico Independência, através de ofícios dos prefeitos de Anastácio e Aquidauana, um abaixo-assinado da população anastaciana e uma moção de apoio dos vereadores de Anastácio, o vereador Paulo Severino (PDT), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Frigorífico Matadouros Aquidauana Anastácio e Região, Valdevino de Deus Costa, o Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS) e outros presidentes de sindicatos de Frigoríficos de MS estiveram em Brasília na última terça-feira, 31, para uma audiência com o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi.



Em mãos, o vereador levou uma solicitação de apoio redigida pelo Prefeito de Anastácio, Cláudio Valério da Silva, que demonstrou extrema preocupação com o fechamento da empresa que mais emprega em Anastácio. "Cerca de 900 funcionários perderam seus postos de trabalho, o que gerou um grande impacto no comércio local, tanto em Anastácio, como em Aquidauana", disse o prefeito. No que diz respeito à arrecadação Municipal, Cláudio Valério citou que o município deixou de arrecadar cerca de R$20.000,00 mensais de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza).



Valério enfatizou ainda que "o encerramento das atividades do Frigorífico Independência ocasiona não somente a perda dos rendimentos mensais para centenas de trabalhadores ou a perda da arrecadação municipal, mas também deixa de oportunizar dignidade a incontáveis pais de família que encontram nesse serviço a única maneira de alimentar seus filhos e prover as necessidades de sua casa". O Prefeito findou o ofício com um pedido ao Ministro: "solicitamos o seu apoio, fundamental para unirmos forças políticas e lutarmos pela manutenção da qualidade de vida de nossa população anastaciana, através da retomada das atividades do Frigorífico Independência, garantindo os postos de trabalho que dignificarão a conduta de famílias inteiras".



A Audiência conseguida pelo Deputado Federal Dagoberto Nogueira, através do deputado Ary Rigo, foi motivada, também, pelo apelo da Comissão de Mães de Trabalhadores do Frigorífico Independência, que solicitaram apoio ao vereador Paulo Severino, e, em conjunto, fizeram um abaixo-assinado com mais de 3.500 assinaturas.



Os representantes anastacianos foram atendidos pelo Ministro Interino, André Figueiredo, pois Carlos Lupi estava em uma reunião em Roma (Itália). André citou a medida que será votada, de aumento de mais dois meses do seguro desemprego aos que foram demitidos a partir de dezembro. Disse, também, que irá intervir entre o proprietário Antônio Russo e o Governador André Puccinelli para buscarem resolver a situação do Frigorífico Independência, uma vez que já foram autorizados 250 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Nenhum comentário: