Quarta-feira, dia 09 de Julho de 2008 às 15:00hs
O PMDB confirmou o favoritismo na disputa pelas prefeituras em Mato Grosso do Sul, tendo apresentado o maior número de candidatos a prefeito, reflexo do fato de ter conquistado o governo do Estado com o peemedebista André Puccinelli.
O PMDB lançou candidatos a prefeito em 41 dos 78 municípios sul-mato-grossenses. O partido também disputará as próximas eleições com 26 postulantes ao cargo de vice-prefeito.
Triplicando sua participação direta com candidatos a prefeito em Mato Grosso do Sul, em relação a 2004, quando teve 11 candidatos a prefeito no Estado, o PSDB neste ano tem 30 candidatos encabeçando chapas nos municípios de Mato Grosso do Su e 21 indicações de candidatos a vice-prefeito, o que dá uma participação majoritária em mais de 50 municípios.
Hoje o PSDB tem 12 prefeitos eleitos e só de Jateí, Eraldo, não vai tentar a reeleição. Dentre as principais cidades do Estado, o PSDB tem candidatos a prefeito em Ponta Porã, Naviraí, Cassilândia, Maracaju, Sidrolãndia e Ribas do Rio Pardo.
Mesmo fora do governo do Estado e tendo suas duas principais lideranças, o ex-governador Zeca do PT e o senador Delcídio do Amaral, desunidas, o PT conseguiu ficar com o terceiro maior número de candidatos a prefeito.
Segundo o presidente regional do PT, deputado Amarildo Cruz, a legenda registrou 25 candidaturas a prefeito em Mato Grosso do Sul. Não é tão ruim já que quando Zeca era governador, o PT não conseguia superar o PDT, em candidaturas e prefeitos eleitos.
Em sete municípios, de acordo com levantamento da Executiva Regional do PMDB, a legenda terá chapa pura, como Campo Grande e Três Lagoas, dois dos principais colégios eleitorais do Estado.
Além desses dois, dentre os maior importantes pólos econômicos do Estado, o PMDB disputa as prefeituras de Ivinhema, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.
"O partido vive um bom momento", afirmou esta manhã o presidente regional do PMDB, deputado federal Waldemir Moka. "Lançar não assegura vitória, mas demonstra força e punjança do partido no Estado", argumentou ele. "Temos expectativa melhor possível, temos boa chance de eleger um número muito bom de prefeitos e vereadores no Estado", completou. Em outra oportunidade, Moka chegou a declarar que são boas as chances de o partido eleger entre 25 e 30 prefeitos.
O PSDB é o partido com o qual o PMDB mais fará dobradinhas, sete ao todo. Com o PT, o partido aliou-se em cinco municípios, entre os quais Corumbá. Os peemebistas também dobraram com DEM, PSB, PR e PDT.
A quantidade de candidatos a prefeito ainda é informal, visto que a Justiça Eleitoral ainda não terminou de totalizar os registros. Até ontem à noite, às 19h07, no balança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só tinham sido contabilizados 23 candidatos a prefeito e 727 candidatos a vereador em Mato Grosso do Sul.
Cinco partidos disputam a Capital
Cinco candidatos disputam a prefeitura de Campo Grande. Além de Nelsinho Trad (PMDB), que busca a reeleição, disputam o cargo o deputado estadual Pedro Teruel (PT), Suél Ferranti (PSTU), Iara Costa (PMN) e Henrique Martine (PSOL).
O Estado tem atualmente em 1.617.733, conforme dados divulgados em 17 de junho pelo TRE, sendo 509.905 eleitores em Campo Grande, o que representa 31,52% do total.
AQUIDAUANA NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário