Acesse e leia todos os jornais online de MS, com as últimas atualizações, independentemente de nossa habitual postagem neste Blog. Basta clicar no LINK "httpMATO GROSSO DO SUL" que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edson paim notícias" (edsonpaim.com.br). Também estes, quando clicados, conduzem o leitor às últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, publicadas em ambos. CONFIRA!
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
AMAMBAI - MS
Localização
O Município está localizado na região sul do Estado de Mato Grosso do Sul, numa região de relevo levemente ondulado, predominando os “ Campos de Vacaria “ e “ Mata de Dourados “.
Clima
Possui clima temperado com média de 22ºC e está a uma altitude de 550 m acima do nível do mar, com excelente bacia hidrográfica e solo fértil.
Economia
A agricultura e a pecuária são mais desenvolvidas, sendo a maior fonte econômica de Amambai.
[editar] História
A história de Amambai se confunde com o cultivo da Erva Mate. Em 1878, Tomás Laranjeira, deu início ao seu empreendimento ervateiro. Os ervateiros apenas cortavam e ensacavam a erva, que era mandada para a Argentina, por meio de carretas de boi. No início Amambai apenas trabalhava com a matéria-prima, como a erva-mate que era exportada e retornava mais cara. Na Argentina, a erva era industrializada, gerando gerando bons lucros, estimulando ainda mais o aumento da exploração da erva nesta região sul-mato-grossense. Em 1883, teve como sócios os irmãos "Murtinhos" (Mato-grossenses de destaque no mundo político e econômico). Com o aumento da produção, a empresa modernizou seus meios de transporte.
Quando a Argentina cortou a importação de erva-mate, houve uma crise na região, e procurou-se outras atividades comerciais. Começou a exploração da madeira, por ser uma região de bastante floresta, chamando a atenção das serrarias. A madeira que era mandada para o sudeste e vinha em forma de móveis muito mais caro. Hoje a madeira acabou em Amambai, como em todo o Brasil menos na região amazônica, para onde se transferiu a busca por madeira.
Amambai teve seu povoamento iniciado em 3 de agosto de 1903, quando ali se fixaram Januário Lima, Marcelino Lima, José Garibaldi Rosa, Oscar Trindade e outros. Recebeu, inicialmente, a denominação de Patrimônio da União, depois, Vila União. Com o fim do ciclo da madeira por volta de 1905, os gaúchos, sabendo que os campos e coxilhas do sul da região eram semelhantes aos da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, chegaram a essa região com seus mantimentos, carretas e cargueiros. Romualdo Portella, grande ervateiro gaúcho, construiu o primeiro moinho de erva mate de Amambai. A região era e é até hoje boa para a agropecuária. Foi elevada a distrito pela lei número 658, de 15 de junho de 1914 e o município foi criado pela lei número 131, de 28 de setembro de 1948.
[editar] Política
O sistema político de Amambaí sempre foi instavel, pois trocava de prefeito a cada ano e por isso dificultava o desenvolvimento da cidade. Quando os prefeitos começaram a concluir seus mandatos, veio a ditadura, que prejudicou a cidade durante 15 anos. Quando acabou a ditadura, a cidade voltou a crescer, com o desenvolvimento do comércio e a instalação de indústrias.
Relação dos prefeitos
* Em 1 de Janeiro de 1949, foi o dia da posse do primeiro prefeito, Sidnei Batista, Prefeito nomeado pelo Governador do Estado. Ficou apenas 06 meses no cargo.
* Em 18 de Junho de 1949, Valêncio de Brum, eleito pela população, assumiu a Prefeitura, renunciou um ano após a sua posse.
* Em 22 de Maio de 1950, assumiu o Presidente da Câmara, Adolpho Raimundo do Amaral.
* Em 31 de Janeiro de 1951 foi a vez de Francisco Serejo Neto eleito pela população para governar a cidade.
* Em 3 de Maio de 1953 foi a vez de Walmir da Rosa Peixoto, que governou durante 04 anos, quando assumiu Ernesto Vargas Batista, no dia 25 de Maio de 1957 que governou até 61.
* Em 17 de Junho de 1961, Heron da R. Brum assumiu a Prefeitura durante 04 anos.
* Em 17 de Junho de 1965, foi a vez de Zcyr Serejo Manvailler que governou até 67.
* Em 31 de Janeiro de 1967, no seu segundo mandato Walmir da R. Peixoto, foi o último prefeito eleito.
* Na década de 70, foi a época da ditadura em nosso Estado, onde os prefeitos não eram eleitos, eram nomeados pelos governadores, começou com o Dr Odil Vidal 31 de Janeiro de 1970.
* Depois veio Deair Pereira Vargas no dia 12 de Outubro de 1970, passou o cargo para Silvio Berri em 13 de Maio de 1971.
* E assim foi passando em 1 de Janeiro de 1973, Orlando Viol, em 23 de Janeiro de 1975, Alcindo F. Machado, em 4 de Julho de 1979, Nestor Silvestre Tagliari.
Dejacir Céspede Souza foi o último prefeito nomeado, assumiu em 9 de Abril de 1985.
* Em 1 de Janeiro de 1986, voltou a democracia, com o prefeito Geraldo Felipe Correa, eleito pela população.
* E depois tivemos, em 1 de Janeiro de 1989, Anilson Rodrigues de Souza; em 1 de Janeiro de 1993 no seu segundo e polêmico mandato Nestor Silvestre Tagliari.
* Em 1 de Janeiro de 1997 assumiu seu primeiro mandato Dirceu Luiz lanzarini e em 1 de Janeiro de 2000 o seu segundo mandato como prefeito.
* E em 1 de Janeiro de 2004,assumiu o atual prefeito, Sérgio Diozébio Barbosa.
[editar] Forças armadas
Comando do Exército Organização Sigla
3ª Delegacia do Serviço Militar da 30ª C S M 3ª Del SM/30ª CSM
17º Regimento de Cavalaria Mecanizado 17º R C Mec
[editar] Observações
1. ↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
* ^ Segundo alguns autores, a ortografia do topônimo deveria ser Amambaí, por ser a pronúncia mais correta, ao invés da oficial (Amambai).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário