segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

9º Grupo de Artilharia de Campanha

Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa 9º Grupo de Artilharia de Campanha




Sede Mato Grosso do Sul

Subordinação 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Sigla 9º GAC

Criação 1939

Contato

Endereço Rua Calógeras, 272

E-mail 9gac@eb.mil.br

[[Imagem:
285px
none
]]



O 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC) é uma unidade do Exército Brasileiro localizada no município de Nioaque, Mato Grosso do Sul e cujas missões são: apoiar pelo fogo de artilharia a manobra de sua brigada; sob comando, atuar na faixa de fronteira com os países vizinhos, na sua área predefinida, em atendimento a Lei Complementar Nº 117[1], agindo preventivamente e repressivamente contra os delitos transfronteiriços e ambientais; e, quando solicitado pelas autoridades civis, estando devidamente autorizada pelo escalão superior, cooperar com a Defesa Civil.



A unidade também realiza várias ações cívico-sociais (ACISOS) em benefício da comunidade, dentre elas, atendimentos médico-odontológicos e orientação sobre saúde.



A organização militar é uma Guarnição Especial[2] de 1ª Categoria da Arma de Artilharia e está situada na divisão territorial da 9ª Região Militar, sendo subordinada à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Dourados. Essa Brigada, por sua vez, está subordinada ao Comando Militar do Oeste.



[editar] HistóricoO 9º Grupo de Artilharia de Campanha, foi criado em 25 de março de 1939, com a denominação de 1º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria. Ocupou, inicialmente, o aquartelamento do antigo 4º Batalhão de Sapadores, na cidade de Aquidauana – MS. Em 1946, passou a denominar-se 9º Grupo de Artilharia a Cavalo 75mm (9º GACav 75), modernizando seus equipamentos com os canhões Krupp 75mm.



Em 1º de setembro de 1955, uma Bateria de Obuses deslocou-se para Nioaque dando início à ocupação do novo aquartelamento, constituindo-se no núcleo da Unidade atual. Em 19 de novembro de 1957, aproveitando as comemorações do Dia da Bandeira e, assim, revestindo o acontecimento de maior brilho, instalou-se o Grupo em Nioaque com todo o seu efetivo, concluindo definitivamente a sua mudança de sede. Em 1958, a Unidade tornou-se motorizada, recebendo a denominação de 9º Grupo de Canhões 75mm Auto-Rebocado.



Com o Decreto 75.322, de 29 de janeiro de 1975, a unidade foi rebatizada como 9º Grupo de Artilharia de Campanha, substituindo os canhões Krupp 75mm pelos atuais obuseiros 105mm. Em 1980, o 9º GAC passa a ser orgânico da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados, decorrente da criação desta e da extinção da 4ª Divisão de Cavalaria.



Em Novembro de 2003, o 9º GAC recebeu a denominação histórica "Grupo Major Cantuária" em homenagem aos feitos heróicos de João Tomás de Cantuária, na epopéia da Retirada da Laguna, em 1867, durante a Guerra do Paraguai.



Referências1.↑ Altera a Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas, para estabelecer novas atribuições subsidiárias. … IV – atuar, por meio de ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira terrestre, contra delitos transfronteiriços e ambientais, isoladamente ou em coordenação com outros órgãos do Poder Executivo, executando, dentre outras, as ações de:

a) patrulhamento;

b) revista de pessoas, de veículos terrestres, de embarcações e de aeronaves; e

c) prisões em flagrante delito.

2.↑ Portaria Nº 831, de 20 de outubro de 2008… Art 11. As Guarnições Especiais (Gu Esp), de que tratam o Art 3º, inciso VI, do R-50, para fins de movimentação… e assim são consideradas, devido aos seguintes aspectos:

I-deficiências de recursos educacionais;

II-deficiências de recuros médico-hospitalares;

III-insalubridade da área;

IV-deficiência de saneamento básico, energia elétrica ou de outros recursos de vida; e

V-distância e meios de acesso a cidades com maiores recursos.

[editar] Ligações externasSite do Exército Brasileiro

Página da Organização Militar

Nenhum comentário: