Acesse e leia todos os jornais online de MS, com as últimas atualizações, independentemente de nossa habitual postagem neste Blog. Basta clicar no LINK "httpMATO GROSSO DO SUL" que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edson paim notícias" (edsonpaim.com.br). Também estes, quando clicados, conduzem o leitor às últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, publicadas em ambos. CONFIRA!
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Estado e Exército fecham acordo para futuro do aeroporto
Ângela Kempfer e Aline Santos
Minamar Junior
O governo estadual firmou uma permuta hoje com o CMO (Comando Militar do Oeste) para garantir uma área que futuramente será destinada a Infraero para a ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande, também com construção de terminal de cargas.
Participaram do encontro na tarde de hoje, o governador André Puccinelli, o diretor de Operações da Infraero, o brigadeiro Cleonilson Nicácio e o comandante do CMO, general de Exército Rui Alves Catão.
Com o acordo, o Exército vai ceder um terreno 1,2 milhão de metros quadrados, onde hoje constrói o Bavex (Batalhão de Aviação do Exército), de vai receber 888 mil metros quadrados do Estado.
O governo também vai arcar com o que o CMO já gastou em parte das obras, iniciadas perto do Aeroporto, cerca de R$ 300 mil com terraplanagem, cerca e cascalhamento nas ruas de acesso. A unidade do CMO é para poder abrigar 42 grandes aeronaves militares.
Longo prazo - A área repassada pelo Exército não será utilizada agora, mas diante do projeto de ocupação do terreno para o novo batalhão, o Estado argumenta que teve de agir rápido, para evitar que no futuro faltasse espaço para ampliação do aeroporto.
A idéia é planeja o uso da região, para que a cidade não enfrente problemas como outras capitais, sem condições de aumentar as áreas de pouso e decolagem.
Mas os planos devem demorar bastante para entrar em prática, a previsão é de que a necessidade de estrutura maior só aconteça quando o fluxo de passageiros alcançar 50 milhões ao ano, número bem superior ao registrado agora.
Em 2007, foram 711 mil passageiros no ano que passaram por Campo Grande. O Brasil inteiro movimentou 110 milhões.
Mesmo assim, os projetos já existem e são de construção de duas pistas, com capacidade de operação simultânea, inclusive, para grandes aeronaves.
“O crescimento da cidade é que vai definir quando será a ampliação”, explicou o governador André Puccinelli. Para esse remodelamento, a previsão é de gastos na ordem de R$ 2 bilhões.
Curto prazo - O superintendente regional da Infraero, Reinaldo Souza, informou que, por enquanto, algumas melhorias serão feitas no local. A primeira licitação será para aumentar as áreas de embarque e desembarque, em cerca de 40%.
Também será construída uma cobertura e, em parceria com a prefeitura, o trânsito é organizado, com Amarelinhos já atuando no estacionamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário