Resolução aprovada ontem pelo TRE ( Tribunal Regional Eleitoral) mantém do mesmo tamanho as bancadas de vereadores das Câmaras Municipais de Mato Grosso do Sul.
Esse número vale para a eleição deste ano e segue a proporcionalidade da população de cada município, em conformidade com a estimativa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano passado.
Campo Grande, que tem 700 mil habitantes, permanece com 21 vereadores; Dourados ficou com os mesmos 12, Corumbá com 11, Ponta Porã e Três Lagoas com 10 e as demais cidades, entre elas Aquidauana com nove.
Tramita no Senado Federal uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê o aumento das bancadas de vereadores com 24 faixas diferentes: o mínimo de nove e o máximo de 55 cadeiras, no caso a cidade de São Paulo. Campo Grande teria 27, Dourados 21, Corumbá 17, Três Lagoas também 17, Ponta Porã 14 e Maracaju, 13. Em todo Estado seriam eleitos mais 106 vereadores.
A mesma emenda reduz um pouco os gastos com as Câmaras. Em Campo Grande, por exemplo, o orçamento anual do legislativo passaria de R$ 26,9 milhões para R$ 24 milhões. Isso apesar de aumentar o número de vereadores. Mas a PEC não foi aprovada em tempo e vale a regra baixada pelo TRE.
Aquidauana News
Nenhum comentário:
Postar um comentário