sábado, 28 de julho de 2012


Nova espécie de camarão do Pantanal foi reconhecida na Grécia e pode ser renda extra

  Éser Cáceres

Um tipo de camarão comum nas águas doces do Pantanal sul-mato-grossense foi reconhecido como nova espécie pela comunidade científica mundial em junho, durante um congresso na Grécia. O Macrobraqui pantanelense, como foi batizado o crustáceo, já tem perspectiva de aproveitamento econômico e foi identificado por pesquisadores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Para provar que o animal, encontrado nas regiões pantaneiras de Aquidauana, Miranda, Rio Negro e Nhecolândia, faz parte de uma espécie com características distintas com relação aos outros camarões de água doce já catalogados, o grupo de pesquisadores e alunos da UEMS trabalhou nos últimos dez anos.

Ao contrário do que acontece com outras espécies que vivem em água doce, os machos do camarão pantaneiro são menores que as fêmeas.  Além disso, se desenvolve com formas, cores e tamanhos diferenciados de uma espécie comum na Amazônia, da qual foi considerado parte.

Os crustáceos do pantanal atingem, no máximo, 6 centímetros de comprimento e põem no máximo 400 ovos. Mas a principal distinção para classificação da nova espécie é a capacidade das larvas se desenvolverem em água completamente doce.

Segundo a pesquisadora, estudos morfológicos com adultos e larvas foram realizados em Aquidauana, na Alemanha e em Portugal, para confirmar que se trata de nova espécie.

“Com os avanços dos estudos, observamos que a espécie do Pantanal era uma nova espécie, enviamos materiais para uma taxonomista da Europa e a mesma identificou que realmente o camarão do pantanal é uma espécie nova, ao qual chamamos de Macrobrachium pantanalense”, diz a doutora em Aquicultura, Liliam Hayd, que conduz os estudos.

Renda extra

Agora, a viabilidade para a criação em cativeiro se tornou o foco dos estudos. Uma pesquisa em andamento no campus de Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande, já acompanha o ciclo reprodutivo e o desenvolvimento do camarão pantaneiro. A intenção é analisar os custos de criação e ainda o potencial de comercialização.

Apesar de resultados abaixo do esperado para se tornar carro-chefe em um projeto de aquicultura, a nova espécie poderia ser utilizada como cultura paralela aliada à piscicultura. Nestes casos, segundo os pesquisadores, o custo para criação do crustáceo seria praticamente zero e a produção seria uma fonte de renda alternativa.

Uems, Divulgação

Nova espécie de camarão do Pantanal se reproduz em águas totalmente doces

“Podem ser criados nos mesmos tanques dos peixes e podem se alimentar das sobras de ração. O camarão come tudo, inclusive as excretas dos peixes. Dessa forma, quando ele fizer a despesca, ele acabará tirando dois produtos ao invés de um, o camarão e o peixe", explicou Hayd. (Com informações do Agrodebate.com.br)


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Jovens invadem pátio do Detran em MS e colocam fogo em 40 motos (Postado por Lucas Pinheiro)

Três jovens – entre eles, dois adolescentes de 13 e 16 anos – invadiram o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) em Mundo Novo, a 462 km de Campo Grande, e incendiaram 40 motocicletas. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na madrugada de domingo (22), quando eles furtaram três motos.

Conforme registro da ocorrência, o incêndio aconteceu às 2h15 de domingo. Os dois adolescentes e um rapaz de 19 anos rasgaram a tela de proteção e entraram no pátio do Detran. Além de furtar as duas motos, eles jogaram gasolina nas outras motocicletas estacionadas no local e atearam fogo.

A PM foi informada da ocorrência e acionou o Corpo de Bombeiros. Segundo a polícia, as 40 motocicletas foram destruídas.

A Polícia Militar foi acionada e a equipe encontrou as três motos furtadas em um terreno baldio. Os jovens foram detidos no período da tarde. O rapaz de 19 anos foi preso anteriormente por furto de motos e havia sido liberado há 10 dias. Ele foi indiciado por furto qualificado e destruição de patrimônio da União e os dois adolescentes vão responder por ato infracional análogo a furto e destruição de patrimônio.

O gerente do Detran em Mundo Novo, Silvio Darlei dos Santos, disse que são comuns os furtos de motocicleta no local. Segundo a polícia, no período de um ano, foram dez furtos. Os veículos incendiados já estavam há 20 dias no local, apreendidos durante fiscalizações, a maioria, por conta de documentação atrasada.

Santos explicou que os proprietários que tiveram as motos destruídas devem entrar em contato com a agência do Detran e pedir abertura de processo de ressarcimento.

sábado, 21 de julho de 2012


Delcídio e Zeca confessam divergências, mas garantem deixá-las de lado para ajudar Vander
 Na presença do presidente nacional do partido, Rui Falcão, o senador Delcídio do Amaral e o ex-governador Zeca do PT não posaram de bons amigos, mas indicaram deixar de lado as divergências para ajudar o deputado federal Vander Loubet (PT) a acabar com a hegemonia do PMDB no comando da Prefeitura de Campo Grande.

As duas principais estrelas petistas do Estado se encontraram na manhã deste sábado (21) em ato do PT na Capital. Nem Zeca, nem Delcídio buscaram uma aproximação, no entanto, garantiram que a prioridade é o crescimento da agremiação.

“O PT é um partido democrático e todos nós vamos andar juntos, independentemente de eventuais divergências que existam”, disse o senador, confessando os atritos. “Minha preocupação agora é o PT, fora isso nada a declarar”, completou o ex-governador. "Não faço política com ranço, com o fígado, não faço política olhando no retrovisor, eu olho para frente", reforçou o senador.

Recentemente, em resposta ao apoio de Delcídio à reeleição da prefeita Márcia Moura (PMDB) em Três Lagoas, o presidente regional do PSD, Antonio João Hugo Rodrigues, declarou que o senador teria se reunido secretamente com o governador André Puccinelli (PMDB) para tramar o enfraquecimento do grupo de Zeca nas eleições deste ano.

A acusação caiu como uma bomba entre os petistas e voltou a acirrar os ânimos entre as principais lideranças que, depois de suposto entendimento, voltaram a trocar duras farpas. “Essa história é uma história ultrapassada, nós estamos bem definidos em relação às candidaturas”, afirmou Delcídio para garantir que o foco, agora, são as eleições municipais.

Ciente de que divido o PT perde força, Vander acredita que o bom senso irá prevalecer na corrida por votos. “A presença, nesta mesa, de todas as lideranças que tem voto em Campo Grande nos da a segurança que nós vamos fazer uma campanha unificada e vitoriosa”, comentou.

Rui Falcão também evitou polemizar e apostou na unidade dos petistas pelos menos nestas eleições. “Com a candidatura lançada, eu sinto um clima de unidade, com mobilização e vi muita expectativa de vitória. Isso é o que eu pude sentir nas primeiras conversas aqui”, declarou.
Fonte: LIDIANE KOBER

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cadela paralítica faz fisioterapia para se adaptar a cadeira de rodas em MS (Postado por Lucas Pinheiro)

A vira-lata Mel, que ficou paralítica depois de ser atropelada por um carro em março de 2012 em Campo Grande, vai passar por uma cirurgia até o fim de julho para se adaptar a uma cadeira de rodas especial para cães. Enquanto a operação não é feita, ela está passando por três sessões de fisioterapia por semana porque, segundo a médica especialista em fisioterapia e ortopedia veterinária Helen Cristina Calvino, que está dando assistência ao animal, o incidente comprometeu o desenvolvimento da cadela.

“Ligamentos e tendões não acompanharam o crescimento do osso e por isso acabaram atrofiando. Ela vai passar por uma cirurgia que vai cortar o músculo para dar espaço para que os ligamentos e tendões se desenvolvam”, disse ao G1.

A Polícia Civil chegou a investigar se houve maus-tratos contra Mel, mas foi descoberto que o dono a havia atropelado sem querer e depois, para se desfazer dela, levou até uma clínica veterinária. O caso então foi arquivado.

Helen explica que Mel faz vários tipos de exercícios na fisio e se diverte durante os procedimentos. “Ela faz alongamento, ultrassom terapêutica para aquecer musculatura, hidroterapia para fortalecer a musculatura”, relata.

Ente uma sessão e outra, a cadelinha costuma brincar no jardim do local. A especialista diz que ela aprendeu a se movimentar sem a ajuda das patas de trás. A cadeira de rodas vai facilitar ainda mais a locomoção.

Solidariedade
A médica veterinária Ana Lúcia Salviatto, que cuida de Mel desde o acidente, explica ao G1 que todo o tratamento da vira-lata está sendo bancado por meio de doações. Segundo ela, várias pessoas ficaram sensibilizadas com a história do animal.

“O dinheiro das doações manteve ela até agora, mas ainda não sabemos quanto será a cirurgia. Já estamos pensando em pedir doações para entidades de proteção animal ou para as pessoas que quiseram ajudar”, afirma Ana Lúcia.

Depois que Mel estiver adaptada na cadeira de rodas, a clínica vai procurar alguém para ficar com a cadelinha.