quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Zeca do PT quer disputar governo do Estado em 2010

O ex-governador Zeca do PT declarou ontem (27), durante caminhada em apoio ao candidato Pedro Teruel (PT), à prefeitura de Campo Grande, que pretende disputar o governo do Estado em 2010.

Zeca declarou ainda já ter apoio garantido do PDT e PR, partidos que fazem parte da base aliada ao governo de André Puccinelli (PMDB). “Eles estão loucos para cair fora”, declarou Zeca, em uma das paradas, durante campanha nas Moreninhas.

Além do retorno ao cargo de governador, Zeca falou ainda de uma outra possibilidade, a de disputar uma vaga no Senado, mas com menor entusiasmo. Sobre a definição de qual caminho seguirá, ele jogou a responsabilidade ao diretório do PT. “Faço o que o PT quiser. Não vou inventar pesquisa para deixar o partido na mão”, afirmou.

Questionado sobre qual seria sua preferência, o ex-governador respondeu: "o que vier eu topo".

Essa foi a primeira vez que Zeca participou oficialmente da campanha de Teruel. Segundo ele, nestas eleições tem se empenhado numa maratona de campanhas para o partido em diferentes municípios.

De segunda à sexta-feira ele permanece em Campo Grande, para auxiliar a campanha de Teruel. De quinta a sábado, Zeca segue em campanha pelo interior do Estado. Em 40 dias, disse que, ao lado da mulher, Gilda dos Santos, visitou 40 municípios.

O esforço, na avaliação dele, pode trazer resultados positivos para o candidato do PT à prefeitura de Campo Grande. “Tem um espaço grande para Teruel crescer na Capital”, disse.

Na avaliação do ex-governador, o PT, juntamente com o PDT e PR, partidos que ele já considera aliados, podem fazer juntos 40 prefeituras.

Teruel – Pedro Teruel considera que a presença do ex-governador Zeca em sua campanha é sempre muito "interessante". Segundo ele, já contava com o apoio da ex-primeira dama do Estado, presente em outras caminhadas.

“Também tenho apoio do senador Delcídio (do Amaral PT)”, afirmou,ressaltando que aguarda apoio dos dois deputados federais da legenda, Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi.

campograndenews

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Moka quer ser único candidato do PMDB ao Senado em 2010

Campo Grande News

Presidente regional do PMDB, o deputado federal Waldemir Moka afirmou nesta quarta-feira que está preparado para disputar o Senado em 2010 e que não acredita que o partido lançará dois candidatos para o cargo.

A declaração vai de encontro ao desejo do senador Valter Pereira (PMDB), que deseja disputar a reeleição. Ontem, o senador havia defendido a possibilidade de o partido lançar dois candidatos para o cargo.

Em entrevista à FM Capital, Moka também afirmou que acredita que o governador André Puccinelli será convencido a disputar a reeleição.

Ontem, Puccinelli disse que pode não disputar a reeleição em 2010 para se dedicar aos netos e apresentou o nome de quatro peemedebistas que estariam qualificados para a sucessão: os prefeitos Nelsinho Trad e Simone Tebet, o senador Valter Pereira e o próprio Moka.

O deputado peemedebista afirma que é visível a vontade do governador de se dedicar à família, mas que ele “fará um governo tão bom” que a população irá insistir e convencer Puccinelli a disputar a reeleição. “O André é fundamental para o Estado. Eu torço por isso (para que ele dispute a reeleição) e vou trabalhar por isso”, afirmou.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

TRE/MS: PT não pode se coligar com PMDB em Aquidauana



O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) em sessão na tarde desta quarta feira, decidiu por unanimidade desfazer a coligação do PT com o PMDB, em Aquidauana.

Os juízes acataram o recurso impetrado pela advogada e delegada nacional do PT, Stella Bruna Canto, questiona a validade da coligação.

Com a decisão o partido não apoiará a coligação “Aquidauana tem Futuro”, do candidato Fauzi Sulleiman (PMDB), tendo que lançar candidatura própria ou apenas disputar a eleição na proporcional.

A coligação foi decidida em convenção municipal, porém, foi vetada pelo diretório nacional petista, mas, posteriormente, autorizada pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral de Aquidauana, Aldo Ferreira da Silva Júnior. Foi quando o PT nacional recorreu.

A Executiva Nacional do PT tinha invalidado a coligação em Aquidauana com a justificativa de que o diretório municipal não consultou a executiva regional no começo de junho sobre a coligação que incluiria o DEM e o PSDB, que fazem oposição ao PT na esfera nacional.

Da redação com informações do Midiamax

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Decisão de Puccinelli de não disputar reeleição pode favorecer Zeca do PT

Coluna Revelação de Marcos Eusébio (foto) - MS Noticias

Vovô André

Confirmando rumores que circulam há pelo menos dois meses nos meios políticos da Capital de MS: André Puccinelli afirmou, em alto e bom som, durante ato de assinatura de convênios assegura mobília para escolas de 5 municípios neste início de semana na Governadoria, que não disputará a reeleição. "Quero concluir meu mandato e ir pra casa cuidar dos netos", disse.

Os mesmos rumores, agora parcialmente confirmados, dão conta de que o nome do italiano para sua sucessão é o seu fiel escudeiro fazedor de obras Edson Girotto.

Sina de poder...

Caso André realmente se aposente – e o homem não é de fazer promessas vãs – o secretário de Obras, Edson Girotto, poderá repetir o feito de Zeca do PT. Virar governador de MS depois de tentar em vão ser prefeito da Capital...

Coronel no PMDB

No mesmo evento na Governadoria em que André admitiu seu plano de aposentadoria política, o deputado Coronel Ivan disse que “apesar de não ser o melhor caminho” poderá se filiar ao PMDB. Puccinelli afirmou que se o coronel for inteligente, vai aceitar o convite já antecipado pelo presidente da Assembléia, Jerson Domingos. Mas, cá entre nós, mais um coronel no PMDB? Caramba...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Prefeito de Chapadão tem aprovação de 97%



Prefeito Joselito Krug tem aprovação de 97% da população.

A administração do prefeito Joselito Krug, de Chapadão do Sul (331 quilômetros de Campo Grande) tem a aprovação de 97% da população, incluindo 87,33% que a consideram ótima e boa. Apenas 3% reprovam, segundo pesquisa feita pelo Ipems em parceria com o Campo Grande News.

A auto estima da população é alta. Para 88,67% dos entrevistados, Chapadão do Sul está se desenvolvendo. A maior aprovação está no centro (97,59%) e no Residencial Guavira (94,12%). Apenas 5,67% dos eleitores dizem que a cidade está parada e 1,67% que está em retrocesso.

Até entre os eleitores do candidato adversário, Valter Tenório (PDT), a aprovação da atual administração é alta: 78,05% dizem que a cidade está se desenvolvendo. Entre os eleitores de Krug, o índice é de 94,47%.

A pesquisa está registrada na 48ª Zona Eleitoral de Chapadão do Sul sob o nº 182/2008. Foram feitas 300 entrevistas no dia 1º de agosto.

Fonte: campograndenews

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

MS está em 5º lugar no ranking de vacinação contra rubéola

Priscila Trauer


Lançada no último sábado (9), a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola já atingiu cerca de 22,35% da população alvo em dois dias de vacinação, segundo informações do Ministério da Saúde. A intenção da campanha é vacinar 70 milhões de homens e mulheres entre 20 e 39 anos. Até o começo da tarde de hoje (12), 15,6 milhões de pessoas já estão imunizadas.

Em Mato Grosso do Sul, que possui 778.359 pessoas dentro do perfil para vacinação, 221.443 já receberam doses da vacina, o que representa 28,45% do total. No topo do ranking está Santa Catarina (37,8%), Pernambuco (34,53%), Sergipe (32,65%) e Paraíba (28,65%).

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Eleições 2010: André diz que disputa com Zeca seria 'briga boa'

Segunda-feira, dia 11 de Agosto de 2008 às 14:00hs
midia max

“Quem bom (...) Acho que seria uma briga boa”, resumiu o governador André Puccinelli (PMDB) ao ser informado da pretensão do ex-governador Zeca do PT de disputar o governo do Estado nas eleições de 2010, caso a conjuntura nacional seja favorável à sua candidatura.

André Puccinelli se esquivou de responder se considera o ex-governador um concorrente forte para eleições de 2010, preferindo não tecer mais comentários sobre o assunto.

Nesta manhã, André Puccinelli participou da abertura do II Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres da Região Centro-Oeste, evento realizado no Novotel em Campo Grande que conta com a participação da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

MS tem déficit de 33 mil trabalhadores qualificados, diz pesquisa

O setor industrial de Mato Grosso do Sul tem um déficit de 33 mil trabalhadores qualificados até 2010, aponta a Pesquisa de Identificação das Demandas por Capacitação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, divulgada ontem (05) pelo diretor-corporativo da Fiems - Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Jaime Verruck.

Realizada pelo Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) entre outubro de 2007 a janeiro deste ano, a Pesquisa apontou que as atividades econômicas com maior necessidade de qualificação de mão-de-obra são, pela ordem, setor têxtil e vestuário, couro e artefatos de couro, cerâmica, extração e transformação de metais, madeira e mobiliário, alimentação e construção civil.

Com informações da Fiems

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pedido de recurso contra Artuzi negado pelo TSE

Mireli Gonçalves


O pedido de recurso especial do diretório regional do PMDB contra decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) em ação por infidelidade partidária contra Ari Artuzi (PDT), foi negado pelo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Caputo Bastos. Da decisão cabe recurso ao Plenário do TSE, já que foi decisão monocrática, somente do relator.

O partido recorreu contra decisão do TRE que julgou a ação improcedente por maioria e inocentou Artuzi.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Juiz é condenado a três anos de cadeia por vender decisão


O juiz Marcos Antônio Sanches, investigado pela CPI do Narcotráfico da Câmara dos Deputados, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por unanimidade, a três anos de cadeia por corrupção. A sentença está publicada hoje no Diário Oficial de Justiça. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por receber R$ 50 mil, um caminhão de novilhas de raça nelore e um cavalo da raça manga-larga, de nome \\\"Bug\\\", para revogar a prisão preventiva de Maurício Zomignan Fontanari e Gilberto Fontanari Filho, processados em Aquidauana por matarem Daniel Guerra.

Correio do Estado

domingo, 3 de agosto de 2008

Índios celebram início de demarcação de reservas em MS

Sessenta lideranças Guarani-Kaiowá e mais de uma centena de membros da etnia indígena participaram ontem (1o) da Aty Guassu (Grande Reunião, na língua Guarani), que marcou o início dos trabalhos de demarcação de reservas na região sul do Mato Grosso do Sul.

No evento, realizado na aldeia do Sassoró, no município de Tacuru (422 km de Campo Grande), os índios receberam com danças e rituais as equipes de pesquisadores contratados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) que identificarão áreas de 26 cidades sul-mato-grossenses tradicionalmente ocupadas por indígenas.

Representantes das 38 aldeias e 18 acampamentos, cujos habitantes reivindicam a posse de territórios hoje ocupados por propriedades rurais, também tiraram suas dúvidas sobre os trabalhos de demarcação com a administradora-executiva da Funai de Dourados, Margarida Nicoletti, e com o procurador da República da região, Marco Antônio Delfino de Almeida, que estiveram no encontro.

“É a primeira vez que a gente consegue amarrar uma conversa sobre o TAC [Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre Procuradoria da República e Funai prevendo a demarcação]”, disse Anastácio Peralta, membro da Comissão Nacional de Política Indigenista e Direito Indígena, em entrevista à Agência Brasil. “O Aty Guassu também serviu para darmos as boas-vindas para o pessoal que vem fazer a identificação.”

Getúlio Juca de Oliveira, líder da comunidade Guarani-Kaiowá de Dourados, destacou a importância da resolução da questão fundiária dos indígenas do MS para sua etnia. Segundo ele, a falta de terra tem causado sofrimento aos cerca de 40 mil Kaiowás e também o empobrecimento da sua cultura.

“Antes da colonização, os índios viviam espalhados. Cada família ficava a uns dez quilômetros da outra. Os índios saiam caminhando e visitavam seus parentes. Nisso, iam caçando, pegando comida”, lembrou Oliveira. “Isso era costume e isso acabou.”

Segundo ele, não há mais espaço livre para a caça e o extrativismo característicos dos Kaiowás. As reservas para a etnia também são muito pequenas e isso acaba colaborando para os problemas de violência e saúde enfrentados pelos indígenas.

sábado, 2 de agosto de 2008

MS eleva exportações em 144% em julho e 64% neste ano

Fernanda Mathias

As exportações de Mato Grosso do Sul atingiram US$ 257,6 milhões no mês de julho, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Econômico divulgados nesta sexta-feira. Os negócios representam salto de 144% em relação a julho de 2007.

No acumulado deste ano já são US$ 1,239 bilhão em exportações, aumento de 64% em relação aos US$ 755,7 milhões de janeiro a julho de 2007.

Os dados por produto exportado ainda não foram divulgados. Até junho a balança era comandada pela soja, carne bovina, carne de frango e minérios, nesta ordem de importância.